terça-feira, 24 de novembro de 2009

2.2. Reprodução sexuada

A reprodução sexuada envolve a fusão de dois gâmetas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecundação.

Os gâmetas são células haplóides que se formam nas gónadas por meiose. Depois destes processo ocorrer, forma-se o ovo ou zigoto que, por mitoses sucessivas, vai originar um novo indivíduo.

A reprodução sexuada está relacionada com a meiose e a fecundação. Por meiose, o número diplóide de cromossomas é reduzido à metade (n — haplóide), e pela fecundação restabelece-se o número 2n (diplóide) típico da espécie. Dessa maneira, ocorrem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma população, aumentando a variabilidade genética.

A desvantagem da reprodução sexuada, é que ocorrerá "diluição" das características parentais entre os descendentes que acarretará uma perda de homogeneidade.

A meiose é um tipo especial de divisão celular, que tem como objectivo a produção de gâmetas. Por isso, a meiose ocorre em tecidos especiais. Estes tecidos denominam-se gametângios.Geralmente, a meiose origina esporos. Neste caso, ocorre em estruturas denominadas esporângios.

Reflexão: Na reprodução sexuada ocorre a fecundação, com fusão de gâmetas, geralmente provenientes de dois progenitores diferentes, e formação de um ovo. Neste tipo de reprodução os descendentes são únicos, geneticamente diferentes entre si e os progenitores.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_sexuada

Sem comentários:

Enviar um comentário