terça-feira, 24 de novembro de 2009

2.1. Reprodução assexuada

A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a intervenção de gâmetas. Os novos seres são clones do progenitor.

Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao "perder" um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado.

Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura. Por exemplo, as laranjas da Bahia (sem sementes) provêm todas do mesmo clone (considerando clone o conjunto de todos os seres geneticamente idênticos, provenientes de um mesmo ser vivo), a partir de uma laranjeira mutante aparecida na região da Bahia no Brasil.

Tipos de reprodução assexuada

Há vários tipos de reprodução assexuada:

  • Fragmentação - o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo. (ex: algas, estrela-do-mar).
  • Divisão múltipla – O núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas que são libertadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.
  • Partenogénese - processo através do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação. (ex: abelha, formiga, alguns peixes, alguns répteis, alguns anfíbios).
  • Bipartição - um indivíduo divide-se em dois com dimensões sensivelmente iguais. (ex: ameba, planária, paramécias) .
  • Gemulação - num organismo formam-se uma ou mais dilatações - gomos ou gemas - que crescem e desenvolvem-se originando novos organismos. (ex: hidra de água doce, levedura).
  • Esporulação - formação de células reprodutoras - os esporos - que, ao germinarem, originam novos indivíduos. (ex: fungos).
  • Estrobilização - formação de estróbilos que dão origem a novos indivíduos (ex: corais)
  • Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.(ex: cenouras (raízes), batateira (tubérculo), fetos (rizoma).
  • Apomixia - produção de sementes sem fecundação dos óvulos.

Reflexão: A reprodução assexuada pode manifestar-se através de uma multiplicidade de processos que possuem em comum algumas características: não é necessário intervenção de células sexuais, nem fecundação; a descendência é a partir de um único progenitor; os descendentes são geneticamente idênticos;

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_assexuada

Sem comentários:

Enviar um comentário