segunda-feira, 23 de novembro de 2009

1.4. Transcrição e tradução



Reflexão: Transcrição é o processo de formação do RNA a partir do DNA. Esse RNA formado é o mRNA (RNA mensageiro), que tem como função "informar" ao tRNA (RNA transportador) a ordem correta dos aminoácidos a serem sintetizados em proteínas.
O processo é catalisado pela enzima RNA-polimerase. Os fatores de transcrição (auxiliares da RNA-polimerase)são responsáveis por romper as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos dois filamentos de DNA. A partir deste momento, a enzima escolhe uma das fitas de DNA como molde para se construir o RNAm, ligando bases nitrogenadas de RNA (adenina, citosina, uracilo e guanina) à essa fita de DNA. Ao se concluir essas ligações, o processo está completo.
A enzima destaca o filamento de RNA formado a partir do DNA, e volta a unir as duas fitas de DNA.

Tradução é um processo de conversão de uma molécula ou sequência nucleotídica (DNA ou RNA) em uma molécula ou sequência polipeptídica (proteína).
O RNA transportador opera a tradução reconhecendo sequências nucleotídicas determinadas e relacionando-as com aminoácidos específicos que são inseridos na cadeia da proteína em crescimento.
A molécula que fornece a informação genética a ser traduzida é o RNA mensageiro. Este contém uma sequência de nucleotídeos que é lida, pelo RNA transportador (que possui uma série de anticódons) de três em três bases. Cada trinca de bases do RNA mensageiro representa um códon e está relacionada a um aminoácido específico. A inserção de aminoácidos na cadeia polipeptídica crescente ocorre na mesma ordem em que os seus respectivos códons aparecem na molécula de RNA mensageiro.
Na célula a tradução é processada em estruturas chamadas de ribossomas, que posicionam correctamente RNAs transportadores com RNAs mensageiros e catalisam as ligações peptídicas entre aminoácidos para a síntese de proteínas.


Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Transcrição_(genética)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradução_(genética)

Sem comentários:

Enviar um comentário