Habitat: deserto da Arábia, Norte de África e Ásia Central.
Peso: 450kg-690kg .
Comprimento: (cabeça e tronco) 3 metros.
Altura: (no garrote) 1.80 a 2 metros.
Reflexão: A reprodução assexuada pode manifestar-se através de uma multiplicidade de processos que possuem em comum algumas características: não é necessário intervenção de células sexuais, nem fecundação; a descendência é a partir de um único progenitor; os descendentes são geneticamente idênticos;
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reprodu%C3%A7%C3%A3o_assexuada
Interfase
A vida de uma célula começa no momento em que a divisão celular que a originou acaba e o momento em que ela mesma se divide ou morre (toda a actividade celular cessa).
A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da segunda. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa actividade na célula, quando ocorre a duplicação do material genético.
A interfase divide-se em três fases:
Mitose
Nesta fase ocorre a divisão nuclear (nas células eucarióticas). É um processo contínuo, no entanto distinguem-se quatro fases.
1. Prófase
2. Metáfase
4. Telófase
No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam.
Na célula vegetal a parede celular não permite o estrangulamento do citoplasma, em vez disso é formada na região equatorial uma nova parede celular. Para isso vesículas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e formam uma estrutura que é a membrana plasmática das células filhas. Mais tarde, por deposição de fibrilas de celulose forma-se nessa região a parede celular.
Reflexão: Nos seres vivos multicelulares, o seu crescimento deve-se ao aumento do número e do tamanho de células que os constituem. Nestes organismos, a divisão celular permite também a regeneração de células que os constituem. Nestes organismos, a divisão celular permite também a regeneração de células ou partes de órgãos que foram danificados ou a renovação das que envelheceram e morreram. Quer nos seres vivos unicelulares quer nos pluricelulares, uma nova célula surge sempre por divisão de uma célula que existia anteriormente. Esta célula, após um período mais ou menos longo de crescimento, irá sofrer divisão celular e origina duas células-filha. O conjunto de transformações que uma célula sofre desde o seu aparecimento até ao momento em que sofre divisão denomina-se ciclo celular.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_Celular
Os ácidos nucleicos, DNA e RNA, são polímeros constituídos por unidades denominadas nucleótidos. Cada nucleótido é constituído por:
A ligação entre dois nucleótidos faz-se entre a pentose de um nucleótido com o grupo fosfato do seguinte, constituindo-se desta forma cadeias de nucleótidos ou cadeias polinucleotídicas. Estas cadeias iniciam-se sempre por um grupo fosfato, terminando numa pentose.